Matriz Curricular
Para maiores dúvidas a respeito das disciplinas abaixo, procure a Coordenação ou secretaria.
Componentes Curriculares do Programa |
Cód. |
Créditos |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (OBRIGATÓRIA)EMENTA: Reflexões acerca do estatuto epistemológico da Ciência da Informação, analisando sua trajetória histórica e constituição como ciência, de modo a enfatizar as implicações que diferentes disciplinas exercem sobre o seu objeto de estudo, enfatizando a importância da interdisciplinaridade da pesquisa na área. Aborda princípios, conceitos, teorias e métodos frequentemente adotados na Ciência da Informação em âmbito nacional e internacional, traçando distinções e relações entre a Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e a Documentação, ressaltando, ainda, o papel das tecnologias da informação e da Teoria Matemática em sua consolidação. |
HIP0001 | 4 |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (OBRIGATÓRIA)EMENTA: Teoria e epistemologia do conhecimento. Pressupostos teórico filosóficos da pesquisa científica. Principais tendências e correntes da pesquisa científica em Ciência da Informação, os métodos científicos e as técnicas de coletas de dados. Ética e bioética na investigação científica. O Projeto de Pesquisa. |
HIP0002 | 4 |
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I (OBRIGATÓRIA)EMENTA: Elaboração e execução de um plano de intervenção pedagógica em disciplinas da graduação do curso de Biblioteconomia, vinculado à área de concentração do Mestrado em Ciência da Informação e à sua respectiva linha de pesquisa, sob supervisão do professor orientador. |
HIP0003 | 4 |
SEMINÁRIO DE PESQUISAEMENTA: Seminário de discussão sobre pesquisa, como forma de acompanhamento dos projetos de |
HIP0004 | 4 |
TÓPICOS ESPECIAISEMENTA: Contempla aspectos relativos às discussões contemporâneas na Ciência da Informação, em seus aspectos políticos, sociais, culturais e tecnológicos, ressaltando as suas interdisciplinaridades e complexidade. |
HIP0005 | 4 |
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃOEMENTA: Apresenta, discute e analisa os conceitos fundamentais da Arquitetura da Informação (AI). Estuda as manifestações da AI em sistemas de recuperação da informação (SRI), inclusive em sistemas Web. Posiciona a AI como um elemento ativo a ser planejado e objetivado em todos os SRI. Discute critérios de avaliação de AI e métodos e boas práticas relacionados ao desenvolvimento de AIs eficientes. |
HIP0006 | 4 |
LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA, REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃOEMENTA: Estudos sobre a função comunicativa das linguagens documentárias, ressaltando o acúmulo teórico e metodológico que permite identificar a organização da informação como campo de conhecimento. A função das linguagens documentárias ou terminológicas como tecnologias para a representação e comunicação da informação, levando em consideração os aspectos sociocognitivos. Os parâmetros institucionais das linguagens e dos referenciais terminológicos na organização e recuperação da informação. A construção de tesauros. |
HIP0007 | 4 |
POLÍTICA DE INDEXAÇÃO DA INFORMAÇÃOEMENTA: A política de indexação da informação, no âmbito da Organização e Tratamento da |
HIP0008 | 4 |
REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOEMENTA: Gênese e evolução do conceito de representação e sua aplicabilidade na Ciência da |
HIP0009 | 4 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTOEMENTA: Fundamentos de Sistemas de Informação: conceitos e definições. |
HIP0010 | 4 |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A ÁREA DA SAÚDEEMENTA: Informação para a saúde. Políticas de informação para a saúde. Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito da Saúde. Sistemas de Informação em saúde. Padrões Nacionais e Internacionais de informação em saúde. Documentação sanitária. Codificação e metadados. Curadoria e preservação digital. |
HIP0011 | 4 |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL E DIGITALEMENTA: Letramento, diversidade e inclusão digital, mediante o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação. O software livre e o combate à exclusão digital. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e a Educação a Distância (EaD) no processo de aprendizagem colaborativa e educação permanente. Os avanços e a popularização das TIC e a integração multimidiática na internet. Produção do conhecimento e processos colaborativos e de interação grupal em AVA. |
HIP0014 | 4 |
CULTURA E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃOEMENTA: Abordagens teóricas relativas ao estudo da mediação cultural e informacional. Reflexões e análises sobre os processos info-comunicacionais e as mediações socioculturais da informação. Formas de mediação, recepção e apropriação da informação pelo usuário, bem como a sua ação crítica, interpretativa e de ressignificação. As representações e os conteúdos simbólicos da cultura informacional na sociedade. |
HIP0015 | 4 |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, CRIATIVIDADE E ENSINO SUPERIOREMENTA: O desenvolvimento da competência em informação e sua inter-relação com a criatividade na construção do conhecimento como diferencial para atuação no mercado de trabalho. Preocupa-se com os processos de aprendizagem no ensino superior como um aspecto fundamental tanto para um melhor rendimento acadêmico, científico e profissional, quanto para aprendizagem permanente, colaborativa e sua aplicabilidade à realidade social. |
HIP0016 | 4 |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOEMENTA: Aspectos conceituais e relacionais da gestão do conhecimento e da informação no contexto da Ciência da informação. Teoria da criação do conhecimento organizacional. Gestão do conhecimento organizacional. Compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações para demandas e necessidades de informação. O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. |
HIP0017 | 4 |
INFORMAÇÃO SOCIAL E CULTURA INFORMACIONALEMENTA: A informação social e a construção de competências em informação como fatores |
HIP0018 | 4 |
INFORMAÇÃO PARA A MÍDIA: PROCESSOS E MEDIAÇÕES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DE REALIDADES CONTEMPORÂNEASEMENTA: Estudo das teorias e conceitos aplicados aos estudos culturais e das propostas metodológicas de aferição das mediações entre a informação, os processos informacionais e seu uso pela mídia. Reflexões e análises das formas de mediações que se estabelecem entre a cultura; os processos e fluxos informacionais e a mídia, na produção, difusão, emissão e recepção dos fenômenos culturais e midiáticos. Mensuração e análise dos fenômenos informacionais na mídia e a produção, circulação e recepção das realidades informacionais e midiáticas contemporâneas. Reflexões acerca nas novas realidades e mediações simbólicas provocadas pelos fluxos informacionais que alimentam a mídia. |
HIP0019 | 4 |
MEDIAÇÃO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NOS AMBIENTES DE INFORMAÇÃOEMENTA: Abordagens teórico-conceituais em torno da mediação da informação. Relações entre mediação para o desenvolvimento de competência em informação em ambientes de informação. Competências e habilidades informacionais subjacentes ao processo de apreensão e apropriação da informação e do conhecimento. Constituição de práticas interacionistas, dialógicas, educativas, e culturais em ambientes de informação sob novas bases conceituais e metodológicas. Protagonismo social, mediação dialógica, apropriação e empoderamento. |
HIP0020 | 4 |
PRÁTICAS INFORMACIONAIS, MEDIAÇÃO E ETNOGRAFIAEMENTA: Estudo das práticas informacionais a partir da relação entre informação, técnica, sociedade e cultura. Nesse sentido, reflete acerca do modo por meio do qual os processos informativos e comunicacionais podem acarretar implicações diretas no estilo de vida e na visão de mundo dos indivíduos. Com base na ideia de que o atual contexto favorece não só o surgimento de variados fluxos de informação mediados pela técnica, como também carrega consigo traços simbólicos dos indivíduos que deles se utilizam, refletidos em suas práticas cotidianas no |
HIP0021 | 4 |
SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃOEMENTA: Estudo da informação como elemento fundamental da ação humana, buscando interpretá-la como movimento dialético entre a sociedade e o homem, referenciando-a tanto à historicidade dos sujeitos cognoscentes, como dos objetos cognoscíveis. Objetiva proporcionar uma reflexão sobre os fenômenos informacionais, levando em consideração a reordenação das identidades, subjetividades, modos de sociabilidade e demandas informacionais dos indivíduos e grupos nos quais estes se encontram inseridos. Sob esse ponto de vista, aborda |
HIP0022 | 4 |
USUÁRIOS DA INFORMAÇÃOEMENTA: Informação e conhecimento da comunidade de usuários da informação como ponto de partida para a busca, o acesso, a mediação, assimilação e apropriação da informação. Interação entre usuários e serviços de informação no contexto da informação científica e tecnológica, categorizando e focando o usuário, cliente, como receptor, sujeito da ação, a fim de realizar os estudos de necessidades e de comportamento da informação para subsidiar o planejamento e organização de serviços em ambientes de informação. |
HIP0023 | 4 |
SOCIEDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASILEMENTA: Dinâmicas da sociedade, economia, cultura e política brasileiras desde os anos iniciais do século XX. Configurações do Estado brasileiro e de suas políticas de educação e informação. |
HIP0024 | 4 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃOEMENTA: Discute as políticas públicas no contexto informacional a partir das ações e estratégias adotadas em diferentes instituições do setor estatal, por meio dos documentos públicos. Nesse sentido, analisa as políticas públicas de informação a partir de um cenário complexo formado por diversos agentes, agências e processos, observando desde suas formulações, até os quadros de implementação, validação e avaliação, numa perspectiva interdisciplinar com a Ciência da Informação. Aborda ainda perspectivas para a democratização do acesso à informação, traçando debates acerca das ações do Poder Legislativo relacionados à censura |
HIP0029 | 4 |
ANÁLISE DA INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAISEMENTA: Estudo dos processos interacionais mediados pelas tecnologias digitais. Exploração de abordagens sobre como as pessoas aprendem por meio da interação. Os aspectos linguístico, cognitivo, tecnológico e dialógico da interação. O fenômeno da contingência. Perspectivas para a análise da Interação: Sistema Categorial, Ontologias e a Etnografia Interacional. |
HIP0030 | 4 |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIAEMENTA: O gerenciamento da informação como recurso de desenvolvimento da ciência e tecnologia em diferentes contextos e organizações sociais. A informação científica e tecnológica: condições, critérios de validade, confiabilidade, divulgação e uso em ambientes digitais. Acesso Aberto. Os processos e as técnicas de avaliação e de monitoramento da produção da informação como instrumento para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e, para a gestão de processos decisórios das organizações. Programas e ações governamentais na área da informação científica e tecnológica. |
HIP0032 | 4 |
TAXONOMIAS E ONTOLOGIAS COMO INSTRUMENTOS TERMINOLÓGICOS DE REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃOEMENTA: Estudo dos princípios teóricos e metodológicos para a elaboração de instrumentos terminológicos, como as taxonomias e as ontologias, no contexto da representação e da recuperação da informação. |
HIP0034 | 4 |
Comunicação CientíficaEMENTA: O processo de comunicação científica, suas características, canais, modelos, barreiras e sua influência na divulgação de resultados de pesquisas, bem como no progresso da ciência. Divulgação científica ou popularização da ciência e sua importância no mundo atual com o advento das tecnologias da informação e da comunicação, seus impactos na geração do conhecimento, ensino e pesquisa e o processo de transformação da comunicação científica. Veículos de textos científicos e suas especificidades no processo de pré e pós-submissão de publicações, a exemplo da escolha de um periódico para a publicação, sistema de classificação e as relações no processo de publicação (autor, editor, peer review e referee). A comunicação científica na era digital e as iniciativas do Movimento do Acesso Aberto (Open Access) e a proliferação de “periódicos predadores”. |
HIP0036 | 4 |
QUALIFICAÇÃO (OBRIGATÓRIA) |
HIP0027 | 1 |
PROFICIÊNCIA (OBRIGATÓRIA) |
HIP0028 | 1 |
DISSERTAÇÃO (OBRIGATÓRIA) |
HIP0000 | 6 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (OBRIGATÓRIA) |
HIP0035 | 4 |