Temas de pesquisa
Heliomar Cavati Sobrinho(Permanente)
1. Organização e Representação da Informação2. Política de Indexação da Informação no âmbito da Organização e Tratamento da Informação
3. Linguagem Documentária, Representação e Comunicação da Informação
4. Organização e Representação da Informação no domínio da Economia
LINHA 1 – Representação da Informação e do Conhecimento e Tecnologia | |
Andrea Soares Rocha da Silva(Permanente) |
1. Letramento Digital e Domínio Tecnológico.2. Práticas Docentes com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. 3. Educação a Distância Online. 4. Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância Online. 5. Sistemas de Gestão e de Avaliação da Aprendizagem. 6. Sistema de Informação em Saúde. |
Osvaldo de Souza(permanente) |
1.Mediação da Informação em seus aspectos correlacionados a Arquitetura da Informação, Aspectos teóricos e práticos do estudo da Interface Humano-Computador (IHC), e da Usabilidade nos Sistemas de Recuperação da Informação2.As Tecnologias Assistivas (TA) e suas aplicações em Comunidades de Usuários visando a Socialização da Informação. As TAs e a inserção Social do Indivíduo 3.Processamento de Linguagem Natural: teoria, modelos e prática. O Tratamento Automático da Informação: A Representação Temática e a Descritiva em Sistemas automáticos / semiautomáticos de Recuperação da Informação e de Dados.. 4. Preservação da Informação Digital: teoria, modelos e prática. Metadados e Padrões de Registros Bibliográficos Interoperáveis. 5.Inteligência Computacional aplicada aos Sistemas de Recuperação da Informação e de Dados. |
Priscila Barros David(Permanente) |
1. Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância2. Avaliação formativa de estudantes de EaD 3. Desenvolvimento de Ontologias 4. Dialogicidade na formação do professor 5. Materiais didáticos digitais |
LINHA 2 – Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento | |
Gabriela Belmont de Farias(Permanente) |
1. Atuação e formação bibliotecária na sociedade contemporânea: perspectiva e novas abordagens2. Abordagens teórico-conceituais e pragmáticas da competência em informação em ambientes de informação e no ensino superior. 3. Informação científica e tecnológica em contextos de produção, circulação e recepção. 4. Aportes metodológicos, teórico-conceituais e práticos da gestão do conhecimento e da informação em ambientes de informação. 5. Recursos de informação aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos. |
Jefferson Veras Nunes(Permanente) |
1) Discussões epistemolologicas no campo da Ciência da Informação2) Estudos de uso e de usuários, processos de apropriação e práticas informacionais 3) Mediação da informação e mediação cultural 4) Relações pedagógicas e processos de ensino-aprendizagem no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação |
Lidia Eugenia Cavalcante(Permanente) |
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Luiz Tadeu Feitosa(Permanente) |
1. Antropologia cultural da informação e da comunicação2. Processos e fenômenos de mediação da informação e da comunicação 3. Teorias da Comunicação e da Informação aplicadas a fenômenos contemporâneos 4. Cultura e mídia: relações simbólicas, mediações culturais e midiáticas em contextos de produção, circulação e recepção de informação e de comunicação 5. Aspectos culturais, sociológicos e mediadores das bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e dos centros culturais. |
Maria de Fátima Oliveira Costa(Permanente) |
1. Investigação sobre o Comportamento Informacional2.Diálogos contemporâneos com estudos de usuários 3.Atuação e perspectivas do profissional bibliotecário na sociedade contemporânea 4. Abordagens metodológicas, crítico-reflexiva em pesquisas com usuários 5. Mediação da informação na perspectiva do usuário, em diferentes ambientes da informação. |
Maria Giovanna Guedes Farias(Permanente) |
1. Abordagens teórico-conceituais e pragmáticas no âmbito da mediação da informação2. Aportes metodológicos e conceituais da mediação da informação com vistas ao desenvolvimento de competência em informação em ambientes de informação 3. Competências e habilidades informacionais subjacentes ao processo de apreensão e apropriação da informação e do conhecimento 4. Constituição de práticas interacionistas, dialógicas, educativas e culturais em ambientes de informação visando o empoderamento e o protagonismo social 5. Responsabilidade social e inclusão sócio-informacional em comunidades em situação de fragilidade 6. Comunicação científica 7. Editoração |
Thiciane Mary Carvalho Teixeira(Colaborador) |
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