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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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Matriz Curricular

Para maiores dúvidas a respeito das disciplinas abaixo, procure a Coordenação ou secretaria.

 Componentes Curriculares do Programa

 Cód.

 Créditos

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (OBRIGATÓRIA)

EMENTA: Reflexões acerca do estatuto epistemológico da Ciência da Informação, analisando sua trajetória histórica e constituição como ciência, de modo a enfatizar as implicações que diferentes disciplinas exercem sobre o seu objeto de estudo, enfatizando a importância da interdisciplinaridade da pesquisa na área. Aborda princípios, conceitos, teorias e métodos frequentemente adotados na Ciência da Informação em âmbito nacional e internacional, traçando distinções e relações entre a Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e a Documentação, ressaltando, ainda, o papel das tecnologias da informação e da Teoria Matemática em sua consolidação.

HIP0001 4

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (OBRIGATÓRIA)

EMENTA: Teoria e epistemologia do conhecimento. Pressupostos teórico filosóficos da pesquisa científica. Principais tendências e correntes da pesquisa científica em Ciência da Informação, os métodos científicos e as técnicas de coletas de dados. Ética e bioética na investigação científica. O Projeto de Pesquisa.

HIP0002 4

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I (OBRIGATÓRIA)

EMENTA: Elaboração e execução de um plano de intervenção pedagógica em disciplinas da graduação do curso de Biblioteconomia, vinculado à área de concentração do Mestrado em Ciência da Informação e à sua respectiva linha de pesquisa, sob supervisão do professor orientador.

HIP0003 4

SEMINÁRIO DE PESQUISA

EMENTA: Seminário de discussão sobre pesquisa, como forma de acompanhamento dos projetos de
dissertação, visando à qualificação e a defesa mediante participação conjunta de orientadores
e seus respectivos orientandos.

HIP0004 4

TÓPICOS ESPECIAIS

EMENTA: Contempla aspectos relativos às discussões contemporâneas na Ciência da Informação, em seus aspectos políticos, sociais, culturais e tecnológicos, ressaltando as suas interdisciplinaridades e complexidade.

HIP0005 4

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

EMENTA: Apresenta, discute e analisa os conceitos fundamentais da Arquitetura da Informação (AI). Estuda as manifestações da AI em sistemas de recuperação da informação (SRI), inclusive em sistemas Web. Posiciona a AI como um elemento ativo a ser planejado e objetivado em todos os SRI. Discute critérios de avaliação de AI e métodos e boas práticas relacionados ao desenvolvimento de AIs eficientes.

HIP0006 4

LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA, REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO

EMENTA: Estudos sobre a função comunicativa das linguagens documentárias, ressaltando o acúmulo teórico e metodológico que permite identificar a organização da informação como campo de conhecimento. A função das linguagens documentárias ou terminológicas como tecnologias para a representação e comunicação da informação, levando em consideração os aspectos sociocognitivos. Os parâmetros institucionais das linguagens e dos referenciais terminológicos na organização e recuperação da informação. A construção de tesauros.

HIP0007 4

POLÍTICA DE INDEXAÇÃO DA INFORMAÇÃO

EMENTA: A política de indexação da informação, no âmbito da Organização e Tratamento da
informação, como estratégica para otimização de serviços e racionalização de processos em sistemas de recuperação da informação: sua função e metodologia no âmbito de sistemas de informação. O contexto administrativo de unidades de informação e seu papel na socialização do conhecimento. Elementos para a definição da política de tratamento da informação. A avaliação e elaboração de manuais de tratamento da informação.

HIP0008 4

REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

EMENTA: Gênese e evolução do conceito de representação e sua aplicabilidade na Ciência da
Informação. Compreensão cognitiva da representação da informação e do conhecimento relacionada aos aspectos teóricos, técnicos e instrumentais. Modelagem conceitual da Representação Temática e Descritiva da Informação. Redes semânticas. Estudo das relações semânticas e do processo de elaboração de sistemas de representação. Mapas conceituais, taxonomias e ontologias.

HIP0009 4

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

EMENTA: Fundamentos de Sistemas de Informação: conceitos e definições.
Sistemas de informação nas organizações e na sociedade: questões sociais, legais e éticas em sistemas de informação. Privacidade e segurança da informação. Infraestrutura e Gerenciamento de TI e Tecnologias Emergentes. Gestão da segurança da Informação. Gerenciamento de Dados e Gestão do Conhecimento: Inteligência competitiva e sistemas de informação. Processo decisório e Sistema de Informação.

HIP0010 4

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A ÁREA DA SAÚDE

EMENTA: Informação para a saúde. Políticas de informação para a saúde. Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito da Saúde. Sistemas de Informação em saúde. Padrões Nacionais e Internacionais de informação em saúde. Documentação sanitária. Codificação e metadados. Curadoria e preservação digital.

HIP0011 4

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

EMENTA: Discute as limitações humanas relacionadas ao acesso à informação, contextualizando-as à deficiência funcional. Introduz as tecnologias assistivas, suas potencialidades, limitações e tendências. Discorre sobre o uso de tecnologias assistivas no cotidiano do deficiente funcional, estendendo a discussão do uso dessas tecnologias por indivíduos sem deficiências. Também aborda o uso das tecnologias assistivas como fator de aumento da qualidade de vida, competitividade, maximização do uso dos recursos, inserção do indivíduo nos diversos nichos da sociedade. Busca conhecer e experimentar o uso de tecnologias
assistivas em Sistemas de Recuperação da Informação no atendimento de necessidade informacional.

HIP0012 4

ANÁLISE DA INFORMAÇÃO, ONTOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS

EMENTA: Estudo qualitativo da informação mediante categorização, descrição e análise da informação e de conteúdos e de sua usabilidade em ambientes virtuais, com vistas à qualidade de materiais didáticos digitais e suas interfaces em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A interação humano-computador e as interfaces gráficas e linguagens que atuam na disseminação e produção do conhecimento colaborativo. Ontologias: conceitos, usos, abordagens, linguagens e compartilhamento de informação.

HIP0013 4

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL

EMENTA: Letramento, diversidade e inclusão digital, mediante o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação. O software livre e o combate à exclusão digital. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e a Educação a Distância (EaD) no processo de aprendizagem colaborativa e educação permanente. Os avanços e a popularização das TIC e a integração multimidiática na internet. Produção do conhecimento e processos colaborativos e de interação grupal em AVA.

HIP0014 4

CULTURA E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO

EMENTA: Abordagens teóricas relativas ao estudo da mediação cultural e informacional. Reflexões e análises sobre os processos info-comunicacionais e as mediações socioculturais da informação. Formas de mediação, recepção e apropriação da informação pelo usuário, bem como a sua ação crítica, interpretativa e de ressignificação. As representações e os conteúdos simbólicos da cultura informacional na sociedade.

HIP0015 4

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, CRIATIVIDADE E ENSINO SUPERIOR

EMENTA: O desenvolvimento da competência em informação e sua inter-relação com a criatividade na construção do conhecimento como diferencial para atuação no mercado de trabalho. Preocupa-se com os processos de aprendizagem no ensino superior como um aspecto fundamental tanto para um melhor rendimento acadêmico, científico e profissional, quanto para aprendizagem permanente, colaborativa e sua aplicabilidade à realidade social.

HIP0016 4

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

EMENTA: Aspectos conceituais e relacionais da gestão do conhecimento e da informação no contexto da Ciência da informação. Teoria da criação do conhecimento organizacional. Gestão do conhecimento organizacional. Compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações para demandas e necessidades de informação. O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional.

HIP0017 4

INFORMAÇÃO SOCIAL E CULTURA INFORMACIONAL

EMENTA: A informação social e a construção de competências em informação como fatores
determinantes para o desenvolvimento cultural local e regional. A importância da mediação da informação e da cultura informacional para a reconfiguração do pensamento social na perspectiva da condição humana, da sociologia do conhecimento e da educação para a sustentabilidade e para a cidadania.

HIP0018 4

INFORMAÇÃO PARA A MÍDIA: PROCESSOS E MEDIAÇÕES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DE REALIDADES CONTEMPORÂNEAS

EMENTA: Estudo das teorias e conceitos aplicados aos estudos culturais e das propostas metodológicas de aferição das mediações entre a informação, os processos informacionais e seu uso pela mídia. Reflexões e análises das formas de mediações que se estabelecem entre a cultura; os processos e fluxos informacionais e a mídia, na produção, difusão, emissão e recepção dos fenômenos culturais e midiáticos. Mensuração e análise dos fenômenos informacionais na mídia e a produção, circulação e recepção das realidades informacionais e midiáticas contemporâneas. Reflexões acerca nas novas realidades e mediações simbólicas provocadas pelos fluxos informacionais que alimentam a mídia.

HIP0019 4

MEDIAÇÃO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NOS AMBIENTES DE INFORMAÇÃO

EMENTA: Abordagens teórico-conceituais em torno da mediação da informação. Relações entre mediação para o desenvolvimento de competência em informação em ambientes de informação. Competências e habilidades informacionais subjacentes ao processo de apreensão e apropriação da informação e do conhecimento. Constituição de práticas interacionistas, dialógicas, educativas, e culturais em ambientes de informação sob novas bases conceituais e metodológicas. Protagonismo social, mediação dialógica, apropriação e empoderamento.

HIP0020 4

PRÁTICAS INFORMACIONAIS, MEDIAÇÃO E ETNOGRAFIA

EMENTA: Estudo das práticas informacionais a partir da relação entre informação, técnica, sociedade e cultura. Nesse sentido, reflete acerca do modo por meio do qual os processos informativos e comunicacionais podem acarretar implicações diretas no estilo de vida e na visão de mundo dos indivíduos. Com base na ideia de que o atual contexto favorece não só o surgimento de variados fluxos de informação mediados pela técnica, como também carrega consigo traços simbólicos dos indivíduos que deles se utilizam, refletidos em suas práticas cotidianas no
tocante à informação, cabe o estudo da etnografia como um método de pesquisa que possibilita tanto a realização de investigações sobre a oferta e a demanda de informações nos diversificados espaços midiáticos e de interação dos quais os indivíduos participam, como possibilita, ainda, perceber de que maneira os fluxos de informação podem desencadear diferentes modos de ação relacionados à informação na vida contemporânea.

HIP0021 4

SOCIOLOGIA DA INFORMAÇÃO

EMENTA: Estudo da informação como elemento fundamental da ação humana, buscando interpretá-la como movimento dialético entre a sociedade e o homem, referenciando-a tanto à historicidade dos sujeitos cognoscentes, como dos objetos cognoscíveis. Objetiva proporcionar uma reflexão sobre os fenômenos informacionais, levando em consideração a reordenação das identidades, subjetividades, modos de sociabilidade e demandas informacionais dos indivíduos e grupos nos quais estes se encontram inseridos. Sob esse ponto de vista, aborda
desde o surgimento e expansão dos meios de comunicação de massa até à era da
informação, proporcionada pela globalização das tecnologias. No campo da Ciência da Informação adentra um contexto sociológico que permita o entendimento do mundo contemporâneo atentando para o desdobramento da informação em múltiplas dimensões, enquanto bem de valor social, cultural, ideológico e econômico.

HIP0022 4

USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO

EMENTA: Informação e conhecimento da comunidade de usuários da informação como ponto de partida para a busca, o acesso, a mediação, assimilação e apropriação da informação. Interação entre usuários e serviços de informação no contexto da informação científica e tecnológica, categorizando e focando o usuário, cliente, como receptor, sujeito da ação, a fim de realizar os estudos de necessidades e de comportamento da informação para subsidiar o planejamento e organização de serviços em ambientes de informação.

HIP0023 4

SOCIEDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

EMENTA: Dinâmicas da sociedade, economia, cultura e política brasileiras desde os anos iniciais do século XX. Configurações do Estado brasileiro e de suas políticas de educação e informação.
Produção, difusão e uso de informação. Educação e profissionalização no setor de informação. Influências estrangeiras e configuração do mercado de trabalho. Respostas da organização profissional e educacional dos profissionais da informação.

HIP0024 4

ETICIDADE DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

EMENTA: Organização do mundo do trabalho no Brasil. Desenvolvimento profissional. Reconhecimento social e status de ocupações e profissões. A organização profissional do setor informacional. Educação de bibliotecários, arquivistas e museólogos. O profissional da informação no Brasil: identidades, valores e conduta.

HIP0026 4

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO

EMENTA: Discute as políticas públicas no contexto informacional a partir das ações e estratégias adotadas em diferentes instituições do setor estatal, por meio dos documentos públicos. Nesse sentido, analisa as políticas públicas de informação a partir de um cenário complexo formado por diversos agentes, agências e processos, observando desde suas formulações, até os quadros de implementação, validação e avaliação, numa perspectiva interdisciplinar com a Ciência da Informação. Aborda ainda perspectivas para a democratização do acesso à informação, traçando debates acerca das ações do Poder Legislativo relacionados à censura
e ao controle da informação, de modo a compreendê-la enquanto bem público.

HIP0029 4

ANÁLISE DA INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS

EMENTA: Estudo dos processos interacionais mediados pelas tecnologias digitais. Exploração de abordagens sobre como as pessoas aprendem por meio da interação. Os aspectos linguístico, cognitivo, tecnológico e dialógico da interação. O fenômeno da contingência. Perspectivas para a análise da Interação: Sistema Categorial, Ontologias e a Etnografia Interacional.

HIP0030 4

RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES ANALÓGICOS E DIGITAIS

EMENTA: Recuperação de informação é o processo de obter recursos informacionais relevantes para uma necessidade de informação a partir de fontes de informações, por meio da especificação formal de três elementos básicos: a representação dos documentos, a representação da necessidade de informação por meio de uma expressão de busca e como esses dois elementos serão comparados, a função de busca. Tendo como referencial as preocupações da Ciência da Informação, a disciplina objetiva discutir a recuperação da informação analógica e na Web: princípios, modelos, métodos, critérios, padrões e padronização, métricas de avaliação, interoperabilidade entre fontes e áreas de aplicação. Discute também novos modelos de representação e recuperação surgidos a partir das tecnologias da Web Semântica. Apresenta também algumas técnicas assessórias à recuperação de informação, tais como a indexação automática e o Processamento da Linguagem Natural.

HIP0031 4

GESTÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA

EMENTA: O gerenciamento da informação como recurso de desenvolvimento da ciência e tecnologia em diferentes contextos e organizações sociais. A informação científica e tecnológica: condições, critérios de validade, confiabilidade, divulgação e uso em ambientes digitais. Acesso Aberto. Os processos e as técnicas de avaliação e de monitoramento da produção da informação como instrumento para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e, para a gestão de processos decisórios das organizações. Programas e ações governamentais na área da informação científica e tecnológica.

HIP0032 4

EMPODERAMENTO, PROTAGONISMO SOCIAL E AÇÕES DE INFORMAÇÃO

EMENTA: Abordagem teórico-conceitual em torno do empoderamento e do protagonismo social, com foco em ações de informação e de mediação que visem à autonomia e cidadania. Abordagem pragmática de práticas intervencionistas do empoderamento da informação com objetivo de promover o protagonismo, levando em consideração a informação como um fenômeno humano e social.

HIP0033 4

TAXONOMIAS E ONTOLOGIAS COMO INSTRUMENTOS TERMINOLÓGICOS DE REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO

EMENTA: Estudo dos princípios teóricos e metodológicos para a elaboração de instrumentos terminológicos, como as taxonomias e as ontologias, no contexto da representação e da recuperação da informação.

HIP0034 4

Comunicação Científica

EMENTA: O processo de comunicação científica, suas características, canais, modelos, barreiras e sua influência na divulgação de resultados de pesquisas, bem como no progresso da ciência. Divulgação científica ou popularização da ciência e sua importância no mundo atual com o advento das tecnologias da informação e da comunicação, seus impactos na geração do conhecimento, ensino e pesquisa e o processo de transformação da comunicação científica. Veículos de textos científicos e suas especificidades no processo de pré e pós-submissão de publicações, a exemplo da escolha de um periódico para a publicação, sistema de classificação e as relações no processo de publicação (autor, editor, peer review e referee). A comunicação científica na era digital e as iniciativas do Movimento do Acesso Aberto (Open Access) e a proliferação de “periódicos predadores”.

HIP0036 4

Processos Informacionais na EAD online

EMENTA: Abordagem teórico-conceitual da EaD, seus elementos, componentes e modelos de implementação. Abordagem prático-experimental dos processos de planejamento, produção e gestão de cursos de EaD, e das tecnologias digitais da informação e comunicação aplicáveis nesses processos.

HIP0037 4

Discurso e Poder em Michel Foucalt e Pierre Bordieu

EMENTA: Estudo da perspetiva teórico-metodológica de Michel Foucault e Pierre Bourdieu aplicada à Ciência da Informação, tomando como ponto de partida a relação entre discurso e poder.

HIP0038 4

QUALIFICAÇÃO (OBRIGATÓRIA)

HIP0027 1

PROFICIÊNCIA (OBRIGATÓRIA)

HIP0028 1

DISSERTAÇÃO (OBRIGATÓRIA)

HIP0000 6

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (OBRIGATÓRIA)

HIP0035 4

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