gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Área do conteúdo

A Biblioteca universitária no uso das redes sociais como estratégias de comunicação com os usuários

Período: 2019 – 2020

Título do Projeto:

Linha de Pesquisa:

2 – Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Descrição:

Trata dos Estudos de Usuários no domínio das redes sociais das bibliotecas universitárias. O interesse por dar continuidade ao estudo do tema, deveu -se ao fato de termos percebido a necessidade de sistematização da pesquisa, com base nas especificidades do público que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Logo, com esta proposta, estamos buscando evidenciar os usuários ligados às áreas da Tecnologia, Engenharias, bem como provenientes de cursos das Ciências Naturais e Exatas. Assim, a pesquisa propõe verificar como as redes sociais podem viabilizar a interação com a comunidade acadêmica, a partir da seguinte questão investigativa: Como as bibliotecas do Campus do Pici da UFC podem e devem interagir por meio das redes sociais com seus usuários? Nesse sentido, objetiva mostrar a contribuição do uso das ferramentas de comunicação das redes sociais para aperfeiçoamento dos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas em foco. Dessa forma, acreditamos que a pesquisa irá contribuir para demonstrar de modo mais aprofundado os enlaces teóricos entre as temáticas destacadas, bem como poderá contribuir para emergência de usos de informação cada vez mais significativos, capazes de contemplar as necessidades levantadas pela comunidade acadêmica.
DOCENTE(S) NA EQUIPE DO PROJETO DE PESQUISA
NOME CATEGORIA RESPONSÁVEL