Etnografia interacional como uma lógica de investigação sobre metodologias de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras
Título do Projeto:
Etnografia interacional como uma lógica de investigação sobre metodologias de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras
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Linha de Pesquisa:
1 – Representação da informação e do conhecimento e Tecnologia |
Descrição:
Esta proposta de investigação surge da experiência da equipe de pesquisadores na ministração de disciplinas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias digitais que têm se revelado frágeis nos quesitos criatividade e inovação. Muitos projetos têm sido pensados de forma dissociada da realidade sem levar em conta as necessidades do mercado cearense, o que resulta em produtos mal elaborados ou sem relevância para problemas do mundo real. Como uma perspectiva teórica e metodológica para o desenvolvimento de investigações empíricas que busquem compreender os processos de aprendizagem imersos em possibilidades coletivas, a Etnografia Interacional (IE) se apresenta como uma lógica de investigação relevante que pode iluminar o universo em questão. Sua abordagem pode gerar pontos ricos que tornam-se âncoras de exploração das raízes das diferenças, favorecendo a compreensão mútua dos diferentes campos de conhecimento em ação, obtendo-se uma visão multifacetada do problema a ser explorado. Busca-se com este projeto propor uma metodologia de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras, em cursos de graduação e pós-graduação da UFC, inspirando-se nos princípios da Etnografia Interacional. A pesquisa terá quatro etapas: 1) estudo da IE e uso de instância reflexiva para a compreensão dos conceitos e princípios dessa lógica de investigação aplicados ao desenvolvimento de tecnologias digitais; 2) entrada em campo e relacionamento com participantes da pesquisa para uma observação dinâmica da formação de equipes e estabelecimento de um cronograma para o desenvolvimento dos recursos tecnológicos; 3) análise contrastiva de dados e elaboração de telling cases; e, finalmente, 4) modelagem da proposta metodológica para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras. Espera-se contribuir com a formação profissional na área de tecnologias digitais no contexto de cursos de graduação e pós-graduação da UFC |
DOCENTE(S) NA EQUIPE DO PROJETO DE PESQUISA | |||||||||
NOME | CATEGORIA | RESPONSÁVEL | |||||||
Priscila Barros David | Permanente | Sim |