Etnografia interacional como uma lógica de investigação sobre metodologias de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras
Título do Projeto:
| Etnografia interacional como uma lógica de investigação sobre metodologias de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras | 
Linha de Pesquisa:
| 1 – Representação da informação e do conhecimento e Tecnologia | 
Descrição:
| Esta proposta de investigação surge da experiência da equipe de pesquisadores na ministração de disciplinas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias digitais que têm se revelado frágeis nos quesitos criatividade e inovação. Muitos projetos têm sido pensados de forma dissociada da realidade sem levar em conta as necessidades do mercado cearense, o que resulta em produtos mal elaborados ou sem relevância para problemas do mundo real. Como uma perspectiva teórica e metodológica para o desenvolvimento de investigações empíricas que busquem compreender os processos de aprendizagem imersos em possibilidades coletivas, a Etnografia Interacional (IE) se apresenta como uma lógica de investigação relevante que pode iluminar o universo em questão. Sua abordagem pode gerar pontos ricos que tornam-se âncoras de exploração das raízes das diferenças, favorecendo a compreensão mútua dos diferentes campos de conhecimento em ação, obtendo-se uma visão multifacetada do problema a ser explorado. Busca-se com este projeto propor uma metodologia de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras, em cursos de graduação e pós-graduação da UFC, inspirando-se nos princípios da Etnografia Interacional. A pesquisa terá quatro etapas: 1) estudo da IE e uso de instância reflexiva para a compreensão dos conceitos e princípios dessa lógica de investigação aplicados ao desenvolvimento de tecnologias digitais; 2) entrada em campo e relacionamento com participantes da pesquisa para uma observação dinâmica da formação de equipes e estabelecimento de um cronograma para o desenvolvimento dos recursos tecnológicos; 3) análise contrastiva de dados e elaboração de telling cases; e, finalmente, 4) modelagem da proposta metodológica para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras. Espera-se contribuir com a formação profissional na área de tecnologias digitais no contexto de cursos de graduação e pós-graduação da UFC | 
| DOCENTE(S) NA EQUIPE DO PROJETO DE PESQUISA | |||||||||
| NOME | CATEGORIA | RESPONSÁVEL | |||||||
| Priscila Barros David | Permanente | Sim | |||||||
 
        