Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Área do conteúdo

Humanidades digitais e os acervos históricos virtuais para aquisição do letramento em espaço virtual

Tïtulo do Projeto:

Humanidades digitais e os acervos históricos virtuais para aquisição do letramento em espaço virtual

Linha de Pesquisa:

2 – Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Descrição:

 

 Esta pesquisa visa dar continuidade aos estudos desenvolvidos no projeto anterior, intitulado:Mediação da informação e educação patrimonial em contextos digitais, cujo objetivo era estudar as estratégias de mediação e de apropriação da informação de conteúdos digitais por parte de estudantes de escolas de ensino fundamental. Tem como principal enfoque a articulação teorica entre os conceitos de Humanidades Digitais, Mediação e Letramento Digital, relacionados ao acesso e apropriação de acervos históricos digitais de museus, bibliotecas e arquivos. A pesquisa parte da hipótese de que mesmo sendo a leitura em ambientes virtuais uma realidade, percebe-se que no que se refere ao letramento digital, os leitores ainda não adquiriram habilidades cognitivas e competências críticas para os usos sociais do que é lido, especialmente no que tange a conteúdos informacionais, a exemplo dos acervos históricos digitais de museus, bibliotecas e arquivos. Esta investigação fundamenta-se inicialmente no estudo teórico conceitual, de modo interdisciplinar, por meio de pesquisa bibliográfica, com o intuito de desenvolver um enquadramento teórico-conceitual ancorado nas discussões atuais, filosóficas, sociológicas e epistemológicas, acerca da temática referente à Humanidades Digitais, Mediação e Letramento. Objetiva, portanto, analisar, à luz dos conceitos das Humanidades Digitais, a formação do leitor em ambiente virtual, com vistas à percepção da aquisição de letramento, competências e habilidades cognitivas de apropriação e usos de conteúdos informacionais disponíveis em acervos históricos digitais de bibliotecas, museus e arquivos. Para o atendimento dos objetivos propostos, faremos um estudo qualitativo de caráter exploratório com estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Fortaleza.

DOCENTE(S) NA EQUIPE DO PROJETO DE PESQUISA
NOME CATEGORIA RESPONSÁVEL
Lidia Eugenia Cavalcante Permanente Sim

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo