gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Área do conteúdo

Humanidades digitais e os acervos históricos virtuais para aquisição do letramento em espaço virtual

Tïtulo do Projeto:

Linha de Pesquisa:

2 – Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Descrição:

Esta pesquisa visa dar continuidade aos estudos desenvolvidos no projeto anterior, intitulado:Mediação da informação e educação patrimonial em contextos digitais, cujo objetivo era estudar as estratégias de mediação e de apropriação da informação de conteúdos digitais por parte de estudantes de escolas de ensino fundamental. Tem como principal enfoque a articulação teorica entre os conceitos de Humanidades Digitais, Mediação e Letramento Digital, relacionados ao acesso e apropriação de acervos históricos digitais de museus, bibliotecas e arquivos. A pesquisa parte da hipótese de que mesmo sendo a leitura em ambientes virtuais uma realidade, percebe-se que no que se refere ao letramento digital, os leitores ainda não adquiriram habilidades cognitivas e competências críticas para os usos sociais do que é lido, especialmente no que tange a conteúdos informacionais, a exemplo dos acervos históricos digitais de museus, bibliotecas e arquivos. Esta investigação fundamenta-se inicialmente no estudo teórico conceitual, de modo interdisciplinar, por meio de pesquisa bibliográfica, com o intuito de desenvolver um enquadramento teórico-conceitual ancorado nas discussões atuais, filosóficas, sociológicas e epistemológicas, acerca da temática referente à Humanidades Digitais, Mediação e Letramento. Objetiva, portanto, analisar, à luz dos conceitos das Humanidades Digitais, a formação do leitor em ambiente virtual, com vistas à percepção da aquisição de letramento, competências e habilidades cognitivas de apropriação e usos de conteúdos informacionais disponíveis em acervos históricos digitais de bibliotecas, museus e arquivos. Para o atendimento dos objetivos propostos, faremos um estudo qualitativo de caráter exploratório com estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Fortaleza.

DOCENTE(S) NA EQUIPE DO PROJETO DE PESQUISA
NOME CATEGORIA RESPONSÁVEL