gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglishEspañol

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Área do conteúdo

Observatório para divulgação e popularização da ciência na Universidade Federal do Ceará

Tïtulo do Projeto:

Linha de Pesquisa:

2 – Mediação e Gestão da Informação e do Conhecimento.

Descrição:

Trata-se de projeto de pesquisa que tem como objetivo desenvolver diretrizes para a criação de observatório científico, visando a divulgação e popularização do conhecimento científico produzido na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tal, será necessário produzir constructos teóricos em torno da divulgação e popularização da ciência, bem como do observatório científico; realizar levantamento de observatórios científicos existentes no país, analisando suas características; e, por fim, construir diretrizes como proposição para o desenvolvimento do observatório na UFC. As questões de partida desta investigação são delineadas da seguinte forma: De que maneira pode ocorrer uma aproximação da sociedade com o conhecimento produzido pelas instituições brasileiras de ensino e de pesquisa? A criação e implantação de ações visando à apropriação do conhecimento científico-tecnológico pela população em geral pode contribuir para a participação cidadã? Essas ações podem ser concretizadas por meio de um observatório científico, o qual objetive divulgar e popularizar o conhecimento científico produzido pelas instituições de ensino, em especial, pela UFC? A hipótese é de que a proposição e implementação de um observatório científico de divulgação e popularização da ciência, no âmbito de cada instituição de ensino e pesquisa brasileira, poderia viabilizar ações como: dialogar, alfabetizar, educar e aproximar a população em um movimento pautado na ciência cidadã, de ouvir o que os diferentes grupos sociais desejam e anseiam, pautando a agenda deste programa por esta ótica, ou seja, em uma troca entre a ciência e a sociedade, onde ambos se beneficiam, se retroalimentando constantemente do que é produzido. Espera-se como resultados promover reflexões na comunidade acadêmico/científica sobre a premência em se consolidar programas, canais, ações e formatos já existentes ou a serem criados para popularizar a ciência, contribuindo para a construção do conhecimento ao permitir e estimular o acesso e o uso da informação científica e tecnológica pelos sujeitos dos mais diversos estratos sociais, principalmente para aqueles que vivem em situação de fragilidade social. Um exemplo destas ações seria a criação de um observatório científico. Além disso, espera-se obter como resultado apresentação e publicações de artigos científicos em eventos e revistas; contribuição na formação de estudantes de graduação interessados em pesquisa.

DOCENTE(S) NA EQUIPE DO PROJETO DE PESQUISA
NOME CATEGORIA RESPONSÁVEL