gov.br

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Área do conteúdo

Coordenador do PPGCI participa do Encontro do Autor e suas Obras com Leitores do Ensino Médio e Técnico do Sistema SESI/SENAI

Data de publicação: 22 de março de 2023. Categoria: Notícias

O SESI e o SENAI convidaram o Prof. Dr. Luiz Tadeu Feitosa, Coordenador do PPGCI, para um encontro que acontece mensalmente com os alunos do ensino médio e técnico , onde os autores e suas obras têm a oportunidade de interagir com os leitores da escola.

O autor do mês é o lendário poeta cearense Patativa do Assaré, autor de mais de 12 livros e cuja tese de doutorado e outras obras foram escritas sobre eles pelo Professor Tadeu Feitosa, que além de coordenador do PPGCI, também é docente e pesuisador daUFC.

Na oportunidade, o professor contou os bastidores da pesquisa junto ao poeta, com o qual conviveu por oito anos, sendo três deles durante o mestrado, dos quais conviveu por seis meses inteiros e ininterruptos na cidade de Assaré e na Serra de Santana, berços do poeta. Desse convívio nasceu o livro-arte “Digo e não peço segredo”, ricamente ilustrado com fotos do poeta e o livro-tese “Patativa do Assaré: a trajetória de um canto, estudados pelos alunos para o mês de março de 2023.

No encontro com os alunos, o Professor Tadeu Feitosa mostrou as muitas fotos tiradas com o poeta durante suas entrevistas, seus passeios e declamações em jogral, com o poeta. Também declamou poemas dele e fez um logo relato daqueles anos de convivência e dos bastidores da pesquisa e do processo de criação literária e científica sobre o homem, o poeta e o mito, nos quais se transformou Patativa do Assaré e sobre os universos da voz, da letra e da mídia, berços de sua verve poética. Na oportunidade, com duração de 3 horas, o professor respondeu a muitas perguntas dos alunos, professores e bibliotecários do Sistema Sesi-Senai.